História

História

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

A Mina do Lousal (ou Louzal) e a respectiva aldeia mineira correspondem a um antigo couto mineiro explorado desde o final do século XIX. Localiza-se na freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola, distrito de Setúbal, Portugal. A mina tinha ligação, desde 1915, ao designado Ramal do Sado, actual Linha do Sul.

Geologia

A mina de pirites fica situada no extremo noroeste da Faixa Piritosa Ibérica da designada Zona Sul Portuguesa, onde se situam igualmente as minas de Canal Caveira, Aljustrel, Neves Corvo e São Domingos e que se prolonga em Espanha para além das minas de Riotinto.

História

Embora a região tenha sido povoada desde a Idade do Cobre, como atestam os monumentos megalíticos e o Castelo Velho do Lousal, é no final do século XIX que se inicia a moderna exploração da mina.

Durante a década de 1940 a aquisição das "Mines et Industrie" e da "Minas da Caveira" por Antoine Velge, presidente da SAPEC de Setúbal, empresa de fabricação da adubos químicos, conduz ao incremento dos trabalhos mineiros.

É durante os anos 1950, sob a direcção de Frédéric Velge e Günter Strauss que esta mina de pirite se vai tornar numa das mais modernas de Portugal.

Com a crise da produção industrial de enxofre, devido à retirada gratuita do enxofre nas plataformas de petróleo, nos anos oitenta, as minas da faixa piritosa vão sucessivamente encerrando. Em 1988, foi encerrada a extracção no Lousal.

Com o encerramento da mina a aldeia entra em decadência até que, no início dos anos noventa, a Câmara Municipal de Grândola e a Fundação Frédéric Velge iniciam um programa de revitalização do Lousal (RELOUSAL). O programa tem por base a criação de uma nova espacialização territorial assente no turismo cultural, com reforço da identidade mineira, destacando-se o Museu Mineiro do Lousal e o Centro Ciência Viva do Lousal.

Restaurante Mineiro

O restaurante mineiro "Armazém Central", na aldeia mineira do Lousal, procura oferecer um serviço que dignifique os costumes e hábitos do Alentejo.

Será num ambiente familiar que os nossos clientes encontrarão um serviço atencioso e particularmente dedicado aos saberes e sabores das nossas gentes. Sem pressas, aos sábados, domingos e feriados dispõe de uma oferta gastronómica tipicamente alentejana.

Sem qualquer presunção artística oferece uma animação espontânea, com o Grupo dos Mineiros do Lousal, que ao ritmo do canto alentejano nos contam e cantam o Alentejo e a Mina.

Fernanda Calado

Contactos

Restaurante
ARMAZÉM CENTRAL & PROSA GULOSA


Largo de Santa Bárbara
7570-006 Minas do Lousal
Azinheira dos Barros / Grândola, Portugal

Telemóvel: 913 055 298 / 914 378 631
Telefone: +351 269 508 400

E-mail: encontrosculturais@hotmail.com


 

N.º Visitantes

9531
HojeHoje3
OntemOntem40
Esta SemanaEsta Semana187
TotalTotal9531

Search

National CPR Association