Lousal, um caso de reabilitação mineira

Menos de dez anos após o encerramento da mina em 1988, a Fundação Fréderic Velge que integra a empresa SAPEC, proprietária da mina, e o Município de Grândola, iniciaram um plano integrado para a revitalização da povoação mineira do Lousal (RELOUSAL), explorando as imensas potencialidades museológicas e turísticas da área mineira. O trabalho da Fundação possibilitou a recuperação de diversos edifícios para um novo uso. Foram assim criados o Museu Mineiro (antigas centrais eléctrica e de ar comprimido), o centro de artesanato (adaptação dos escritórios), um hotel de charme (anterior casa da administração), um restaurante (no espaço do armazém central) e o mercado de sabores.

A mina do Lousal conta com um Centro Ciência Viva (CCV), denominado MINA DE CIÊNCIA, vocacionado para a temática dos Georecursos. Este Centro é parte integrante da Rede Nacional de Centros Ciência Viva e tem por objetivo a divulgação e educação científica e tecnológica (geologia, engenharia de minas, química, física, geofísica, biologia, ecologia, informática), dirigida a um público-alvo tão amplo quanto possível. Fazendo uso de antigas infra-estruturas da mina, como os balneários dos mineiros, as instalações do CCV preservam e valorizam a arquitectura original destes espaços. Na Mina de Ciência é privilegiada a interactividade com o público, através do manuseamento de materiais e/ou módulos experimentais, com recurso às mais modernas técnicas de aproveitamento da imagem nas suas versões 2D, 3D e realidade virtual.

Junto ao Centro Ciência Viva observa-se o malacate nº 1 e respetiva casa do guincho e o edifício da trituração de minério. Próximo, na estrada principal encontra-se um pequeno chapéu de ferro junto ao Poço Miguel, com uma galeria onde, no Natal, os lousalenses montam o seu presépio. Na corta da mina identificam-se os poços nº 1 e 2 e as lagoas verde e vermelha, esta última com uma nascente de águas ácidas (pH=3). O passadiço de madeira dá acesso à galeria Valdemar, dotada de entivamento em madeira e em betão (nas salas que serviram de paiol de explosivos). Junto à ribeira de Corona foram construídos pantanais de ribeira pela EDM, para fitoremediação e controle dos efluentes ácidos da mina.

Armazém Central das Minas do Lousal: Boa comida popular alentejana

Poderíamos pensar nalguma coisa museológica, uma comida apenas para observar com um olhar antropológico, tendo em conta o espaço em que o restaurante está inserido – dedicado á memória das minas do Lousal.
O Armazém Central tem uma gastronomia tradicional e popular da região, pronta a ser saboreada com o maior prazer.
O ambiente é o de um grande armazém de mina, com um enorme pé alto e passagens de galerias, transformado em restaurante popular: mesas com toalhas brancas de pano, e baixela rústica: sobriedade austera, sem se perder a necessária comodidade.
compatible.png

Centro Ciência Viva do Lousal

No Centro Ciência Viva do Lousal convidamo-lo a viajar no tempo e a recuar à época em que a mina do Lousal se encontrava ativa, onde minérios formados há milhões de anos foram explorados por milhares de mineiros que ali cultivaram os seus anseios, viveram os seus amores, viram os seus filhos crescer, cuidaram dos seus idosos. Hoje é de novo futuro, terra re-inventada pela vontade de muitos e sustentada pelo mais rico dos minérios: o Conhecimento. Lousal, sempre Lousal.

Restaurante Mineiro

O restaurante mineiro "Armazém Central", na aldeia mineira do Lousal, procura oferecer um serviço que dignifique os costumes e hábitos do Alentejo.

Será num ambiente familiar que os nossos clientes encontrarão um serviço atencioso e particularmente dedicado aos saberes e sabores das nossas gentes. Sem pressas, aos sábados, domingos e feriados dispõe de uma oferta gastronómica tipicamente alentejana.

Sem qualquer presunção artística oferece uma animação espontânea, com o Grupo dos Mineiros do Lousal, que ao ritmo do canto alentejano nos contam e cantam o Alentejo e a Mina.

Fernanda Calado

Contactos

Restaurante
ARMAZÉM CENTRAL & PROSA GULOSA


Largo de Santa Bárbara
7570-006 Minas do Lousal
Azinheira dos Barros / Grândola, Portugal

Telemóvel: 913 055 298 / 914 378 631
Telefone: +351 269 508 400

E-mail: encontrosculturais@hotmail.com


 

N.º Visitantes

2918
HojeHoje13
OntemOntem60
Esta SemanaEsta Semana230
TotalTotal2918

Subscrever Newsletter

©2018 Restaurante Armazém Central & Prosa Gulosa - Todos os direitos reservados. Designed By Jorge Conduto

Search

National CPR Association